Milhares de Livros Para Ler

Um retrato do artista quando jovem - James Joyce

Um retrato do artista quando jovem James Joyce

Um retrato do artista quando jovem

 James Joyce

Sinopse:
Em janeiro de 1904, Joyce escreveu um ensaio autobiográfico que intitulou de “A portrait of the artist”. Era a primeira etapa na elaboração daquela que seria sua obra-prima literária, Um retrato do artista quando jovem. Com 22 anos de idade, Joyce descobriu que podia se transformar em um artista escrevendo sobre o processo de se tornar um artista. A recordação da infância e juventude de um menino católico na Irlanda, seu embate com as noções de pecado e santidade e o desejo de expressão individual. Um retrato do artista quando jovem narra as experiências do jovem Stephen Dedalus e termina com a recriação de seus ritos de passagem para a idade adulta, que incluíram deixar para trás a família, os amigos e a Irlanda para viver no continente. A obra, cuja prosa evolui estilisticamente, enquanto o próprio protagonista se torna capaz de narrar a si mesmo de maneira mais sofisticada, apresenta diversas semelhanças que aproximam a vida de Joyce com a de Stephen. Assim como o jovem personagem, Joyce teve experiências com prostitutas na adolescência, precisou lidar com questões de fé, foi o mais velho de dez irmãos e recebeu educação em escolas jesuítas. O autor, assim como o protagonista, abandonou a terra natal para tentar a vida como poeta e escritor.

Sobre o Autor:
Nasceu em Dublin, em 2 de fevereiro de 1882. Era o mais velho dos dez filhos de uma família que, após uma breve prosperidade, caiu na pobreza. No entanto, foi educado nas melhores escolas jesuítas e depois no University College de Dublin. Em 1902, depois de se formar, mudou-se para Paris, por pensar que lá poderia estudar medicina. Porém logo acabou por assistir a aulas e por devotar-se à escrita de poemas e rascunhos e à elaboração de um "sistema estético”. Chamado de volta a Dublin em abril de 1903, devido a uma doença fatal de sua mãe, ele rumou gradualmente para a carreira literária. No verão de 1904, conheceu uma jovem de Galway, Nora Barnacle, e convenceu-a a ir consigo para o continente, onde planejava lecionar inglês. O jovem casal passou alguns meses em Pola (hoje na Croácia); depois, em 1905, mudou-se para Trieste, onde, exceto por sete meses em Roma e por três viagens a Dublin, eles viveram até junho de 1915. Tiveram dois filhos, um menino e uma menina. O primeiro livro de Joyce, os poemas de Música de câmara, foi publicado em Londres, em 1907; e Dublinenses, um livro de contos, em 1914. Com a entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, Joyce viu-se obrigado a se mudar para Zurique, onde permaneceu até 1919. Nesse período, publicou Um retrato do artista quando jovem (1916) e Exilados (1918), uma peça. Depois de um breve retorno a Trieste após o armistício, Joyce decidiu mudar-se para Paris a fim de ter mais facilidade na publicação de Ulysses, um livro em que estivera trabalhando desde 1914. Na verdade, o livro foi publicado no seu aniversário, em Paris, em 1922, e deu-lhe fama internacional. No mesmo ano, começou a trabalhar em Finnegans Wake; e, apesar de estar muito perturbado com problemas num olho e profundamente abalado pela doença mental de sua filha, ele completou o livro e o publicou em 1939. Depois do começo da Segunda Guerra Mundial, foi morar na França ainda não ocupada e então conseguiu uma permissão, em dezembro de 1940, para retornar a Zurique, onde morreu em 13 janeiro de 1941. Foi enterrado no cemitério Fluntern.

Descrição do livro:
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 2458 KB
Número de páginas: 237 páginas
Editora: Penguin-Companhia (17 de agosto de 2016)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B01KKM1T52

Um retrato do artista quando jovem James Joyce comprar na amazonUm retrato do artista quando jovem James Joyce comprar livroUm retrato do artista quando jovem James Joyce ler online

Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar James Joyce
  • livro Um retrato do artista quando jovem download grátis
  • Literatura Um retrato do artista quando jovem grátis em pdf
  • Um retrato do artista quando jovem pdf
  • baixar Um retrato do artista quando jovem pdf
  • Um retrato do artista quando jovem baixar livro
  • download livro Um retrato do artista quando jovem epub
  • baixar Um retrato do artista quando jovem mobi grátis
  • James Joyce pdf
  • James Joyce download
  • Um retrato do artista quando jovem ler online
  • Um retrato do artista quando jovem ler grátis



OFERTAS DA SEMANA: