Milhares de Livros Para Ler

Menino de engenho - José Lins do Rego

Menino de engenho - José Lins do Rego

Menino de engenho

 José Lins do Rego

Sinopse:
A 100° edição de Menino de Engenho é a primeira obra de José Lins do Rego que ganha novo projeto gráfico. Esta nova roupagem recupera as renomadas ilustrações de Santa Rosa e oferece ao leitor textos de apoio assinados por grandes nomes da literatura brasileira.
O romance de estreia de José Lins do Rego apresenta fortes traços autobiográficos. A obra relata a vida no Engenho Santa Rosa, com suas desigualdades e a permanência de traços da escravidão. O lirismo é uma das principais características de Menino de Engenho, que abrange a infância e a adolescência de Carlinhos, personagem central do livro.

Resenha:
Em Menino de engenho, entramos em contato com a trama de recordações do garoto Carlinhos, constituindo um acúmulo de experiências e emoções delas decorrentes que lhe antecipam a maturidade. As dores da infância são acentuadas pelas perdas significativas das pessoas que ama: a morte trágica da mãe, o afastamento compulsório do pai. Em decorrência desses que são os primeiros acontecimentos narrados, ele vai morar em outra fazenda, na companhia do avô. Nesse novo espaço irá travar novas relações, fraternas ou sensuais, configurando uma formação rica e complexa, às vezes dirigida pelo avô e pela bondosa Tia Maria, noutras espontâneas, vividas intimamente e na clandestinidade. Os dramas locais são testemunhados e sentidos, desde os rotineiros, como os passeios na companhia do avô, aos excepcionais, como os decorrentes de uma furiosa enchente que rebenta e agrava a vida da já sofrida gente que mora na fazenda. Há também momentos de encantamento, como nas passagens em que se excita ouvindo as histórias de Totonha ou das velhas escravas do engenho, ou ainda quando é atingido pelo amor, ainda que experimentado em sua forma platônica. O romance de José Lins do Rego é rico em imagens de épocas e espaços remotos que o escritor alagoano conhecia profundamente, portanto ricamente revestidas de um lirismo saudosista.

Sobre o Autor:
A 3 de junho de 1901, no engenho Corredor, município de Pilar, estado da Paraíba, nasceu José Lins do Rego Cavalcanti. Em 1923, já revelava sua autêntica vocação de escritor, publicando artigos em suplementos literários. Em 1925, foi nomeado promotor público em Manhuaçu, Minas Gerais, onde entretanto não se demorou. Deixou o Minis-tério Público e em 1926 transferiu-se para Maceió, Alagoas, onde trabalhou como fiscal de bancos. Integrou-se a um grupo de intelectuais que se tornariam seus amigos pelo resto da vida: Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima, Valdemar Cavalcanti e outros. Menino de engenho (1932), foi seu romance de estréia (cuja edição foi custeada por ele próprio), recebendo o prêmio da Fundação Graça Aranha e sendo saudado pela crítica com entusiasmo.

Descrição do livro:
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 982 KB
Número de páginas: 150 páginas
Editora: José Olympio; Edição: 1 (18 de outubro de 2012)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B00A3D0V1C

Menino de engenho - José Lins do Rego comprar na amazonMenino de engenho - José Lins do Rego comprar livroMenino de engenho - José Lins do Rego ler online

Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar José Lins do Rego
  • livro Menino de engenho download grátis
  • Literatura Menino de engenho grátis em pdf
  • Menino de engenho pdf
  • baixar Menino de engenho pdf
  • Menino de engenho baixar livro
  • download livro Menino de engenho epub
  • baixar Menino de engenho mobi grátis
  • José Lins do Rego pdf
  • José Lins do Rego download
  • Menino de engenho ler online
  • Menino de engenho ler grátis



OFERTAS DA SEMANA: