Milhares de Livros Para Ler

O cavaleiro inexistente - Italo Calvino

O cavaleiro inexistente - Italo Calvino

O cavaleiro inexistente

 Italo Calvino

Sinopse:
Nessa espécie de romance de cavalaria às avessas, Italo Calvino põe em marcha toda a sua habilidade construtiva e capacidade alegórica, mas também a sua verve humorística, para contar as aventuras e desventuras de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura, o cavaleiro inexistente da corte de Carlos Magno. Circundado por uma galeria de personagens que compõem um verdadeiro exército brancaleônico, Agilulfo serve com fé a causa da cristandade. De permeio, tem de lidar com uma querela em torno de sua nobre reputação, espelhada na armadura trazida sempre imaculadamente alva, embora paradoxalmente vazia. Como nos demais romances da trilogia Nossos antepassados, Calvino mergulha nos tempos heróicos da cavalaria medieval, vistos aqui em chave burlesca, utilizando como narrador uma freira confinada no convento, cuja penitência é justamente escrever a história desse cavaleiro sui generis.

Resenha:
A fama de leitor voraz de Italo Calvino não deixa dúvida do quanto as suas leituras pregressas das grandes obras da literatura tiveram influência em sua escrita. Mas o que surpreende nos seus livros é a originalidade manifesta na criação das suas histórias. Nesse sentido O cavaleiro inexistente é exemplar, pois tira proveito da tradição das novelas de cavalaria medievais, relaciona-se indiretamente com o D. Quixote de Cervantes e oferece, por fim, um exemplar do gênero pleno de frescor renovado. Muita coisa nesse romance intriga, a começar pela narradora, uma freira que cumpre como penitência a tarefa de escrever a história do cavaleiro Agilufo, figura excessivamente cartesiana que excepcionalmente inexiste enquanto matéria, mas se manifesta dentro da uma armadura impecável. A certa altura Agilufo alia-se ao aspirante a cavaleiro, o impetuoso Rambaldo, e toma como escudeiro o atrapalhado Gurdulu. É a partir desse encontro que a narrativa toma impulso, e além do fabuloso que vibra nos episódios narrados, também estimula densas reflexões, a começar pelo sentido da guerra, coisa tão absurda quanto um cavaleiro que inexiste, nesse ponto vale advertir que o adolescente incursiona pela aventura numa linguagem requintada pelo poético, sem concessões quanto aos temas desenvolvidos..

Sobre o Autor:
Nasceu em Santiago de Las Vegas, Cuba, e foi para a Itália logo após o nascimento. Participou da resistência ao fascismo durante a guerra e foi membro do Partido Comunista até 1956. Em 1946 instalou-se em Turim, onde se doutorou com uma tese sobre Joseph Conrad. Lançou sua primeira obra, A trilha dos ninhos de aranha, em1947. Considerado um dos maiores escritores europeus do século XX, morreu em 1985.

Descrição do livro:
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1030 KB
Número de páginas: 120 páginas
Editora: Companhia das Letras (14 de julho de 2005)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B009WW7W6W

O cavaleiro inexistente - Italo Calvino comprar na amazonO cavaleiro inexistente - Italo Calvino comprar livroO cavaleiro inexistente - Italo Calvino ler online

Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Italo Calvino
  • livro O cavaleiro inexistente download grátis
  • Ficção O cavaleiro inexistente grátis em pdf
  • O cavaleiro inexistente pdf
  • baixar O cavaleiro inexistente pdf
  • O cavaleiro inexistente baixar livro
  • download livro O cavaleiro inexistente epub
  • baixar O cavaleiro inexistente mobi grátis
  • Italo Calvino pdf
  • Italo Calvino download
  • O cavaleiro inexistente ler online
  • O cavaleiro inexistente ler grátis



OFERTAS DA SEMANA: