Milhares de Livros Para Ler

Lima Barreto: Cronista do Rio - Lima Barreto, Beatriz Resende

Lima Barreto Cronista do Rio - Lima Barreto, Beatriz Resende

Lima Barreto: Cronista do Rio

 Lima Barreto, Beatriz Resende

Sinopse:
Organizado por Beatriz Resende, especialista na obra de Lima Barreto (1881-1922), este livro – uma coedição com a Fundação Biblioteca Nacional – reúne alguns dos textos mais importantes e saborosos do escritor sobre a cidade do Rio de Janeiro. Nas páginas de Lima Barreto – cronista do Rio, passeamos pelas ruas da capital carioca, do final do século XIX a meados do XX, seguindo de perto o olhar atento e crítico do autor, em crônicas que espelham vários pontos e bairros do Rio, seus principais logradouros e sua mais viva expressão cultural. Para enriquecer o volume, as narrativas são ilustradas com fotos da época, do acervo da Biblioteca Nacional: são imagens do Teatro Municipal, das praças, da Lapa, das ruas do Centro, de Botafogo, do Passeio Público, entre outras. Uma merecida homenagem a Lima Barreto, escritor que morreu esquecido, vítima de preconceito e incompreensão.

Sobre o Autor:
Lima Barreto Afonso Henriques de Lima Barreto, escritor e jornalista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 1881 e faleceu também no Rio, em 1922, aos 41 anos de idade. Filho de pais pobres, ficou órfão de mãe aos 6 anos. Fez o curso secundário no Colégio Pedro II e o curso de Engenharia, até o 3o ano, na Escola Politécnica. Quando seu pai enlouqueceu, em 1903, abandonou os estudos para trabalhar e sustentar a numerosa família. Trabalhou como escrevente copista (amanuense) na Secretaria de Guerra. Para aumentar a renda, escrevia textos para jornais cariocas. Militante na imprensa socialista da época, simpatizava com o anarquismo, movimento social dos séculos XIX e XX (primeira metade), segundo o qual a sociedade existe de forma independente e contrária ao poder do Estado, que considera dispensável e até nocivo à criação de uma autêntica comunidade humana. Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas. Num estilo enxuto, coloquial e fluente, suas obras criticam as grandes injustiças sociais; mostram o ponto de vista do humilhado, a violência dos brancos contra os negros; dão voz à população da periferia das grandes cidades, transformando-o no precursor da literatura de temática negra no Brasil. Enfrentou a pobreza, o preconceito racial, o alcoolismo e a depressão, essa que o levou a ser internado algumas vezes em hospícios. Ainda assim, e tendo vivido pouco, tornou-se um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos. Além de Clara dos Anjos (1948), escreveu obras-primas como Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) e Os bruzundangas (1923).

Descrição do livro:
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 56350 KB
Número de páginas: 221 páginas
Editora: Autêntica Editora (18 de julho de 2017)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B073V8SXGV

Lima Barreto: Cronista do Rio - Lima Barreto, Beatriz Resende comprar na amazonLima Barreto: Cronista do Rio - Lima Barreto, Beatriz Resende comprar livroLima Barreto: Cronista do Rio - Lima Barreto, Beatriz Resende ler online

Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Lima Barreto, Beatriz Resende
  • livro Lima Barreto: Cronista do Rio download grátis
  • Literatura Lima Barreto: Cronista do Rio grátis em pdf
  • Lima Barreto: Cronista do Rio pdf
  • baixar Lima Barreto: Cronista do Rio pdf
  • Lima Barreto: Cronista do Rio baixar livro
  • download livro Lima Barreto: Cronista do Rio epub
  • baixar Lima Barreto: Cronista do Rio mobi grátis
  • Lima Barreto, Beatriz Resende pdf
  • Lima Barreto, Beatriz Resende download
  • Lima Barreto: Cronista do Rio ler online
  • Lima Barreto: Cronista do Rio ler grátis



OFERTAS DA SEMANA: