Milhares de Livros Para Ler

Lima Barreto - Triste visionário - Lilia Moritz Schwarcz

Lima Barreto - Triste visionário - Lilia Moritz Schwarcz

Lima Barreto - Triste visionário

 Lilia Moritz Schwarcz

Sinopse:
Prêmio APCA 2017 de melhor biografia

Em monumental biografia de Lima Barreto, Lilia Moritz Schwarcz investiga as origens, a trajetória e o destino do escritor carioca sob a ótica racial no Rio de Janeiro da Primeira República.

Durante mais de dez anos, Lilia Moritz Schwarcz mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto para realizar um perfil biográfico que abrangesse o corpo, a alma e os livros do escritor de Todos os Santos. Esta, que é a mais completa biografia de Lima Barreto desde o trabalho pioneiro de Francisco de Assis Barbosa, lançado em 1952, resulta da apaixonada intimidade de Schwarcz com o criador de Policarpo Quaresma — e de um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida nos trabalhos sobre sua vida. Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em Brasil: Uma biografia e As barbas do imperador com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária.

Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira. Ilustrado com fotografias, manuscritos e outros documentos originais, Lima Barreto: Triste visionário presta um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos, ainda moderno quase um século depois de seu triste fim na pobreza, na doença e no esquecimento.

Sobre o Autor:
Lilia Moritz Schwarcz nasceu em 1957, em São Paulo. É professora titular no Departamento de Antropologia da USP, Global scholar na Universidade de Princeton (EUA) e curadora adjunta do Masp. Seu livro As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos ganhou o prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Dirigiu a coleção História do Brasil Nação em seis volumes, (Objetiva/ Fundação Mapfre), sendo três deles indicados para o Jabuti. Foi curadora de uma série de exposições, entre as quais Um Olhar sobre o Brasil (2012, com Boris Kossoy) e Histórias Mestiças (2014, com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake.

Descrição do livro:
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 27189 KB
Número de páginas: 1051 páginas
Editora: Companhia das Letras (26 de junho de 2017)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B072LJ2WJ7

Triste visionário - Lima Barreto comprar na amazonTriste visionário - Lima Barreto ler online

Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Lima Barreto
  • livro Lima Barreto Triste visionário download grátis
  • Biografia Lima Barreto Triste visionário grátis em pdf
  • Triste visionário pdf
  • baixar Triste visionário pdf
  • Triste visionário baixar livro
  • download livro Triste visionário epub
  • baixar Triste visionário mobi grátis
  • Lima Barreto pdf
  • Lilia Moritz Schwarcz download
  • Triste visionário ler online
  • Triste visionário ler grátis



OFERTAS DA SEMANA: