Milhares de Livros Para Ler

Arte contemporânea brasileira - Ferreira Gullar

Arte contemporânea brasileira - Ferreira Gullar

Arte contemporânea brasileira

 Ferreira Gullar

Sinopse:
Foi depois de sete anos de clandestinidade e exílio que Ferreira Gullar retomou suas atividades como crítico de arte. Um dos mais argutos observadores e ensaístas da cena cultural, autor do manifesto Arte Neo Concreta, que dá régua e compasso a nomes como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Lygia Pape, ao retornar ao Brasil, em 1977, Gullar voltou a registrar em textos curtos o que de mais significativo se produzia no período. Era uma época de embates ferozes entre a censura do regime militar, a denúncia da falta de liberdades civis e a necessidade de uma produção aguerrida ao mesmo tempo inovadora e criativa, sem resvalar no panfletário. Anos de vigor e de renovação estética, da construção de uma linguagem sintonizada às tendências mundiais, apresentados por uma escrita precisa, informada – características da intervenção intelectual de Ferreira Gullar.

Sobre o Autor:
Ferreira Gullar (1930-2016) foi poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, jornalista, memorialista,dramaturgo, ensaísta e um dos fundadores do neoconcretismo. Dedicou-se à poesia a partir de 1943, tendo publicado seu primeiro livro de poesia Um pouco acima do chão, em 1949. Com a assinatura do Ato Institucional no 5, foi preso e em 1971 decidiu partir para o exílio, morando primeiro em Moscou e depois em Santiago, Lima e Buenos Aires. Durante esse período, colaborou com o semanário O Pasquim, sob o pseudônimo de Frederico Marques. Como pleno reconhecimento a sua carreira recebeu diversos prêmios e homenagens: em 1966 uma parceria com Oduvaldo Vianna Filho ganhou o Molière, o Saci e outros prêmios, escrevendo a peça Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Em 1979, Um rubi no umbigo, primeira peça que escreve individualmente, ganhou o prêmio Personalidade Literária do Ano, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1985, ganhou o Prêmio Molière pela sua tradução de Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand. Em 1999, lançou o livro Muitas vozes e ganhou o Prêmio Jabuti na categoria poesia. Obteve também o Prêmio Alphonsus de Guimarães, da Biblioteca Nacional. Foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras em 2014.

Descrição do livro:
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 33886 KB
Número de páginas: 208 páginas
Editora: Lazuli (25 de janeiro de 2017)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B01MYBOFP8

Arte contemporânea brasileira - Ferreira Gullar comprar na amazonArte contemporânea brasileira - Ferreira Gullar ler online

Recomendações:

Baixar, Livro, Grátis, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online
  • baixar Ferreira Gullar
  • livro Arte contemporânea brasileira download grátis
  • Literatura Arte contemporânea brasileira grátis em pdf
  • Arte contemporânea brasileira pdf
  • baixar Arte contemporânea brasileira pdf
  • Arte contemporânea brasileira baixar livro
  • download livro Arte contemporânea brasileira epub
  • baixar Arte contemporânea brasileira mobi grátis
  • Ferreira Gullar pdf
  • Ferreira Gullar download
  • Arte contemporânea brasileira ler online
  • Arte contemporânea brasileira ler grátis



OFERTAS DA SEMANA: